Sexta-feira, 10 de Outubro de 2008
ENTREVISTA DE EMPREGO

A entrevista perfeita

Os ingredientes principais para uma entrevista bem sucedida.

Etapa obrigatória no caminho para um novo emprego, a entrevista é um momento chave quer para o candidato como para o seleccionador. Num tempo médio de 30 minutos, espera-se que o candidato transmita os motivos que fazem dele a pessoa indicada para aquela função e que o entrevistador, para além de avaliar o candidato, saiba também cativar o interesse deste para a empresa que representa.
Para garantir que tudo se desenrola da melhor forma, ajudamo-lo a descobrir quais os ingredientes principais para uma entrevista bem sucedida.


Pontualidade. Tanto entrevistador como entrevistado devem chegar a horas, sem atrasos. É normal uma tolerância de dez minutos, para o entrevistador dar início à entrevista, mas o candidato deve chegar sempre antes da hora marcada. Deixar outra pessoa à espera é sinal de desrespeito e não é bom indicador para uma futura relação profissional. Caso seja inevitável, a parte contrária deverá ser avisada do atraso, com um pedido de desculpas.

Boa apresentação. Mais uma vez, quer da parte do entrevistador como do candidato, uma boa imagem são factores decisivos. Ambos devem optar por um vestuário formal e uma apresentação cuidada, para transmitir ideia de maior profissionalismo.

A postura. Não obstante a importância das competências técnicas, pessoais e experiência quer do candidato como do entrevistador, a questão da postura faz toda a diferença para uma boa entrevista. Na verdade, a forma de estar é decisiva, e pode marcar positiva ou negativamente logo no primeiro impacto.

Contacto visual. Quando questionados sobre qual o elemento mais importante no contacto com os outros, a maioria das pessoas refere, sem hesitar, o olhar. Assim, também na entrevista de emprego, o papel do olhar é imprescindível como forma de interacção entre as duas partes intervenientes. Tente manter um contacto visual durante a conversa, sem fixar demasiado o olhar no seu interlocutor. No caso de mais de duas pessoas presentes, tente repartir os olhares em igual medida por todas.

O discurso. Tenha cuidado com as palavras que escolhe e com a forma como se expressa. É importante que passe uma imagem tranquila e segura, para que consiga comunicar perfeitamente com o seu interlocutor. Não seja excessivo, nem ostentoso.

As perguntas certas. É natural que seja o entrevistador a decidir o rumo da entrevista, mas também é importante que o candidato saiba intervir adequadamente, colocando algumas questões pertinentes.

O diálogo. Mais do que um sistema “interrogatório” ou “monólogo”, a entrevista deve ser verdadeiramente uma “conversa” entre entrevistador e candidato. De preferência, um diálogo que flui com ritmo e naturalidade, sem silêncios constragedores nem momentos “mortos”.

Conhecimento mútuo. Demonstrar algum conhecimento e interesse sobre a actividade e posicionamento da empresa, é um passo acertado para “marcar pontos” por parte de candidato. Da mesma forma, também é obrigatório que o entrevistador conheça bem quem vai entrevistar, para poder avaliá-lo com rigor e exactidão.

A simpatia. Ingrediente chave para que se estabeleça uma boa relação entre as partes e a entrevista corra com maior naturalidade. Uma cara sorridente suscita maior entusiasmo e uma atitude positiva, para além de transmitir mais confiança, peça fundamental para que as pessoas se revelem tal como são.

A empatia. Durante uma entrevista de emprego, esta capacidade assume uma importância fundamental, pois será nesta base que se desenrola todo objectivo final da entrevista. Ver no outro a pessoa ideal para determinada função e ver naquela empresa o passo desejado para um novo rumo profissional, são as duas partes da relação empática que se espera conseguir.

Livre de preconceitos. Nada pior do que deixar-se levar por ideias feitas ou preconceitos, para “minar” por completo o objectivo final da entrevista. Saber ouvir, e deixar as conclusões para mais tarde, é a melhor forma de as partes se conhecerem uma à outra.

Confiança e calma.
Ambas as partes devem manter uma postura, ainda que um pouco forçada, de segurança e calma. É essencial saber manter as emoções bem controladas,sem atitudes defensivas ou agressivas, independentemente das situações com que se deparem. Respire fundo, fale devagar e mantenha um tom de voz moderado. Perder a calma é o passo mais rápido para perder também a razão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por Muito Mais às 02:19
link do post | favorito
|
Usamos empresas de publicidade de terceiros para veicular anúncios durante a sua visita ao nosso website. Essas empresas podem usar informações (que não incluem o seu nome, endereço, endereço de e-mail ou número de telefone) sobre suas visitas a este e a outros websites a fim de exibir anúncios relacionados a produtos e serviços de seu interesse. Para obter mais informações sobre essa prática e saber como impedir que as empresas utilizem esses dados, clique aqui
Google
.posts recentes

. Forum Emprego & Qualifica...

. FORMADOR (COMPORTAMENT...

. TÉCNICO DE SEGUROS - AROU...

. ASSISTENTE COMERCIAL (SEG...

. EDUCADORA DE INFÂNCIA

. OPERADOR DE PRODUÇÃO/EMPI...

. MECÂNICO - AFINADOR DE TE...

. TÉCNICO DE CONTROLO DE QU...

. TÉCNICO DE MANUTENÇÃO

. TÉCNICO MANUTENÇÃO

. TDT - TÉCNICO DE CARDIOPN...

.links
.arquivos

. Maio 2010

. Abril 2010

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Agosto 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Setembro 2007

.subscrever feeds